Luanda – O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, afirmou, em Adis Abeba, que África e o mundo precisam de uma nova geração de líderes com profundo conhecimento científico diversificado, adaptado as realidades dos seus países e continentes.
O também Representante de Angola na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) fez o pronunciamento na cerimónia de graduação de uma instituição de ensino superior denominada “New Generation University College”.
O diplomata defendeu a necessidade de os países africanos formarem os próprios quadros, alinhados com as ideias dos líderes que proclamaram as independências, libertando-os do que considerou jugo colonial.
Dentre os novos graduados da “New Generation University College”, uma instituição de ensino superior privada da Etiópia, fundada em 2002 pelo académico Matthew Gichile Tura, destacam-se os angolanos António Lamas Benedito Xavier e André Sozinho Paulo Sócrates.
O primeiro concluiu o mestrado em Estudos Globais, Relações Internacionais e Diplomacia, enquanto o segundo licenciou-se na mesma especialidade.
O Tenente General António Lamas é o Chefe do Estado Maior da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA). Já André Sócrates é Tenente Coronel e exerce a função de analista para a região. Ambos cumprem missão na União Africana. FMA/AL