Luena – (Do Enviado Especial) – O primeiro dia da inédita visita de três dias que o governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, efectua à província Ocidental da Zâmbia, visando o reforço da cooperação, ficou marcado com encontros às entidades políticas e cultural locais.
Iniciada nessa segunda-feira, logo à sua chegada no aeroporto local, Ernesto Muangala foi recebido pelo seu homólogo da província Ocidental, o primeiro-ministro (equivalente a governador), Capelua Mbangweta.
Seguiu-se uma radiografia à sede da Província Ocidental, numa visita conduzida, de forma demorada, pelo governante anfitrião, cuja cidade capital, Mongu, dista 600 quilómetros a oeste de Lusaca, capital desse país situado no extremo centro-sul da África.
Ernesto Muangala e Capelua Mbangweta mantiveram um encontro à porta fechada, durante a qual, segundo uma fonte da ANGOP, abordaram o estado da segurança fronteiriça das duas províncias, o movimento migratório, além das questões de saúde, educação, bem como cultural.
No final dessa visita, o primeiro-ministro (governador) da província Ocidental, Capelua Mbangweta, disse que a população local, estimada em quase um milhão, aguarda com ansiedade o cumprimento dos projectos comuns acordados, um dos quais a construção de uma estrada que liga a província Ocidental da Zâmbia ao município dos Bundas, província do Moxico.
Por sua vez, o seu homólogo angolano, Ernesto Muangala, assegurou que o Governo Angolano está empenhado na construção de diversas infra-estruturas, entre as quais as vias de comunicação, durante o quinquénio 2022/2027, para promover o desenvolvimento regional.
“O governo já aprovou o Orçamento Geral do Estado para esse ano e estamos convicto que se dará início a concretização da carteira de projectos e programas”, reafirmou Ernesto Muangala.
O dia ficou ainda preenchido com a visita de cortesia à Ombala do Rei Lubosi Imwiko, do sub-grupo étnico Losi, muito expressivo nessa região que detém a maior diversidade etno-cultural, calculada em mais de 70 tribos. Antes, Muangala recebeu explicações do funcionamento e organização tradicional dessa tribo, do primeiro-ministro da Ombala, Capelua Mbangweta.
Num dia muito agitado nessa pacata mas organizada cidade, a agenda do governador do Moxico encerrou com um jantar de confraternização oferecido à delegação angolana pelo governante local.
Chefiada pelo governador, a delegação angolana é composta pelo vice-governador para o sector Politico, social e económico, Victor Silva, membros do governo, empresários do Moxico, entre outros. YD