Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dia dos Mártires da Baixa de Cassanje é das mais justas homenagens do Estado Angolano

     Política              
  • Malanje • Sábado, 04 Janeiro de 2025 | 15h41
Secretário de Estado da Defesa para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha
Secretário de Estado da Defesa para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha
Pedro Calombe-ANGOP

Malanje- O secretário de Estado da Defesa para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, considerou hoje, no município de kiwaba Nzoji, que a celebração do 4 de Janeiro representa a mais justa homenagem do Estado Angolano aos bravos heróis da Baixa de Cassanje.

A data, visa honrar a memória dos mártires da repressão colonial que no longínquo ano de 1961 foram alvo da acção assassina do exército colonial português por reivindicarem melhores condições de vida e de trabalho.

O responsável, que falava em representação do ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto “Liberdade”, durante o acto Central dos Mártires da Repressão Colonial, assinalado hoje, precisou que nesta altura urge a necessidade de se reflectir com júbilo o percurso histórico de Angola.

“Temos a responsabilidade de reconhecer a bravura dos valorosos camponeses, pela luta, conquista, preservação da independência, integridade territorial, da paz, da unidade e reconciliação nacional e do Estado democrático e de direito”, frisou.

Precisou que o impacto político e histórico da revolta dos camponeses da Baixa de Cassanje jamais será esquecido pelo povo angolano, por constituir uma fonte de inspiração patriótica para a educação da juventude e das futuras gerações.

Considerou a data como um marco de grande relevância histórica e uma referência incontornável da trajetória de resistência à ocupação colonial, tendo inspirado a árdua, mas necessária luta de libertação nacional.

Por outro lado, disse haver um engajamento sério e incontornável do Executivo, para se acabar com vários problemas que enfermam a sociedade, na perspectiva de uma gestão criteriosa e responsável para o bem de todos os angolanos.

E, para se alcançar essa meta desafiante, frisou que cada cidadão deve assumir a sua responsabilidade e o seu dever patriótico.

Por seu turno, o governador provincial, Marcos Nhunga, defendeu mais dignidade da população da Região da Baixa de Cassanje.

Para o governante, render tributo aos heróis deve ser um acto diário, devendo-se olhar de forma especial aos sobreviventes, que são os protagonistas de um acontecimento que criou as bases para o alcance da Independência e da paz que se vive hoje.

Assinalou que este ano serão arregaçadas as mangas para se imprimir mais dinamismo na solução dos problemas que afligem a população e que a memória dos mártires inspira a todos os trabalhadores à paz, unidade e progresso.

Já o presidente da Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (FACVP), Ludgério Pelinganga, aproveitou a ocasião para encorajar a direcção do Ministério da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a prosseguir com os esforços que tem vindo a empreender, para a construção do do memorial do Massacre da Baixa de cassanje.

Reafirmou a disponbilidade da federação em continuar a aprofundar a parceria e cooperação permante com o Executivo, para o êxito dos esforços que estão a ser empreendidos em torno da melhoria contínua e sustentável das condições de vida dos antigos combatentes, veteranos da pátria e suas famílias.

Recorda-se que há 64 anos, os camponeses que reivindicavam a valorização do algodão pelo grupo comercial luso-belga COTONANG e das duras condições de trabalho e os constantes maus tratos, optaram pela manifestação mediante greve, foram assassinados pela força colonial, com lançamento de bombas incendiárias de napalm.

Sob o lema “Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas alcançadas, construíndo um futuro melhor", o acto foi antecedido com a deposição de coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.PBC

 

 

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


Notícias de Interesse

Onomástica em línguas nacionais em consulta pública

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 14h31

Famílias afectadas pelas chuvas no Soyo serão realojadas

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 14h30

Mais de 30 milhões de pessoas precisam de ajuda no Sudão

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 14h23

Angola no pote 3 do CHAN´2025

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 14h13

habitantes na Lunda-Norte optimistas com nova DPA

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 13h57

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+