Dia da Paz e da Reconciliação Nacional marca noticiário político

     Política           
  • Luanda     Sábado, 06 Abril De 2024    12h57  
Monumento à Paz
Monumento à Paz
Kinda Kyungu - ANGOP

Luanda - As actividades comemorativas em prol do 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação  Nacional, em todo o país e em várias partes do mundo, marcaram o noticiário político dos últimos sete dias.

A efeméride assinalou 22 anos, desde que a 4 de Abril de 2002 chefias militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e das ex-forças da UNITA  (FALA) rubricaram o Memorando de Entendimento do Luena, complementares aos Acordos de Lusaka, colocando fim a 27 anos de conflito.

Por ocasião da data, o Presidente da República, João Lourenço, destacou, numa declaração, que a normalização do funcionamento das instituições republicanas tem permitido o fortalecimento das bases do Estado Democrático de Direito.

Referiu ainda que esta situação garante a unidade e  assegura a defesa da soberania nacional, bem como depois de  22 anos do fim da guerra que enlutou e dilacerou a nação angolana, vive-se hoje uma realidade bem diferente.

Registo também para a inauguração, em Luanda, pelo Chefe de Estado, da primeira fase do Hospital Militar Principal/Instituto Superior, dotado de tecnologia moderna para prestar assistência especializada aos efectivos e seus familiares.

A unidade sanitária tem capacidade para 160 camas e foi construída em 33 meses, e conta com sala de observação, de urgência, imagiologia, laboratório, ecografia e vai apoiar a formação dos profissionais da saúde militar.

Na ocasião, João Lourenço salientou que o sector da saúde será sempre uma prioridade, sendo que continuarão os investimentos em todos os sectores, desde o primário ao terciário, apesar da luta permanente para se conseguir recursos financeiros para executar os projectos importantes. 

Por outro lado, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, que presidiu, no Huambo,  o acto central do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, considerou  serem visíveis, mensuráveis e irrefutáveis as conquistas sociais e económicas dos 22 anos de paz.

Em representação do Presidente da República, disse que no plano económico registaram-se, ao longo desse período, a reconstrução e construção de várias infra-estruturas sociais e económicas, que servem de suporte aos sectores estruturantes da economia, com destaque para a agricultura, indústria, comércio e serviços.

Sobre a agenda semanal do Presidente da República destaque para as audiências a duas  personalidades, nomeadamente a ​presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho​ (​​FICV), Kate Forbes, e o director-geral do Departamento Internacional das Associações das Empresas Francesas, Jean François Burreau.

Há ainda a ressaltar o encontro, no palácio presidencial, com quadros angolanos residentes na diáspora, onde anunciou a conclusão, ainda este ano, do canal do Projecto “Ndue” e a finalização do Projecto Calucuve em 2025, ambos no Cunene.

Sublinhou que os dois canais serão maiores que o do Cafu, que conta com mais de 160 quilómetros de extensão, e vão contribuir para satisfazer grande parte das necessidades da província do Cunene, no que toca ao acesso à água.

Destaque ainda, para tomada de posse dos ministros do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, e da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, bem como dos ​secretários de Estado para o Turismo, Hélder Jonas Leonardo Marcelino, e para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus.

Nota também para patenteamento de dois tenentes-generais ao grau militar de general e empossados nas funções de chefe de Estado Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA), nomeadamente José Maria Marques, para o cargo de chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA  para a Educação Patriótica, e  Jaime Manuel Pombo Vilinga,  para o cargo de chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA  para a Área Operacional e Desenvolvimento.

Os actos foram orientados pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, em cerim​ónia realizada no Palácio Presidencial, em Luanda.

Destaque, para nomeação de Marinela da Conceição Mangueira Olavo Gambôa Laureano para  o cargo de secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais que substitui no cargo Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas.

Num outro decreto, o Presidente da República exonerou Evaristo José Solano do cargo de ​secretário de Estado para a Justiça e nomeou em substituição Osvaldo Benza Amaro, bem como Fernando da Paixão André Manuel para o cargo de ​secretário de Estado para as Autarquias Locais.

Referência também para a II Sessão Extraordinária Conselho de Ministros que apreciou​, para envio  à Assembleia Nacional, o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao IV Trimestre de 2023.

De acordo com o comunicado final do encontro, o OGE 2023 foi aprovado com o preço médio de cotação do Brent de USD 75 por barril e a previsão de uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,3 %, suportada simultaneamente pelo​ crescimento dos sectores petrolífero em 2, 98 % e não petrolífero em 3,4%.

Já o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos disse  que estão a trabalhar na elaboração de projectos para a construção de monumentos históricos militares que contribuam para uma valorização e respeito, cada vez maior, dos heróis da pátria.

O governante fez esse pronunciamento, em Luanda,  à  margem do acto provincial em comemoração aos 22 anos de paz efectiva,  após o içar da bandeira monumento e a deposição de uma coroa de flores ao monumento do soldado desconhecido. VIC



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+