Mbanza Kongo – Sete cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que pretendiam atingir a capital angolana, Luanda, de forma ilegal, foram na manhã deste sábado detidos pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, província do Zaire.
O grupo, proveniente do município de Mbanza Kongo a bordo de duas viaturas ligeiras, estava a ser escoltado por quatro cidadãos nacionais, também detidos, que cobraram 250 mil kwanzas por cada até a vila do Nzeto.
Segundo uma nota da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, a que a ANGOP teve acesso, o valor cobrado pelos guias aumentaria para 500 mil kwanzas por cada imigrante caso conseguissem de atingir a cidade de Luanda.
O documento indica que a detenção destes cidadãos da RDC contou com a colaboração da população e ocorreu nas imediações do posto de controlo do rio Loge, limítrofe entre as províncias do Zaire e Bengo.
“Antes de chegarem ao posto policial, os supostos guias resolveram descarregar numa das matas circundantes, os passageiros que estavam a bordo das duas viaturas, acto que foi visto por alguns populares que de imediato denunciaram às autoridades”, lê-se ainda na nota.
O informe refere ainda que os sete estrangeiros foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o seu repatriamento nos próximos dias, ao passo que os quatro cidadãos nacionais, acusados de promoção e auxílio à imigração ilegal, estão detidos.
O município do Nzeto dista a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. JL