Mbanza Kongo – Dois cidadãos nacionais foram, quarta-feira, detidos pela Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por suposto auxílio à imigração ilegal.
O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Policia Nacional, intendente Luís Bernardo, disse em declarações hoje à imprensa, que os acusados foram detidos quando tentavam transportar para a capital do país, quatro cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) em situação migratória irregular.
Informou que a detenção dos supostos envolvidos que viajavam a bordo de uma viatura ligeira ocorreu na localidade do Sumpi, a 30 km da cidade de Mbanza Kongo.
Fez saber que os implicados cobraram por cada imigrante ilegal do sexo feminino 80 dólares americanos.
Ainda na quarta-feira, 135 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que pretendiam entrar no território nacional, de forma ilegal, foram detidos pela Polícia de Guarda Fronteira.
Luís Bernardo disse que deste número, 51 cidadãos foram repatriados e 84 outros foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província para o devido tratamento.
Quatro municípios da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui, partilham fronteira com a RDC, numa extensão de 310 km. DMN/JL