Mbanza Kongo – Seis cidadãos angolanos foram detidos terça-feira, no município do Tomboco, província do Zaire, por alegada promoção e auxílio à imigração ilegal.
De acordo com o porta-voz da Delegação Municipal do Interior no Tomboco, Estêvão António Kuala, a detenção ocorreu na comuna de Kinzau, na Estrada Nacional 100, que liga os municípios do Soyo e Tomboco.
Explicou que os detidos transportavam num autocarro com destino à capital do país (Luanda), 22 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), cobrando por cada cabeça 150 mil kwanzas.
Detalhou que do número de imigrantes ilegais, provenientes do município do Soyo, nove são mulheres acompanhadas por três crianças.
Informou que os referidos cidadãos angolanos e estrangeiros foram detidos na sequência de uma operação de combate à imigração ilegal, levada a cabo pelos efectivos da Polícia Nacional na Estrada Nacional 100.
Os cidadãos angolanos serão presentes ao Ministério Público nos próximos dias, ao passo que os estrangeiros foram entregues ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o devido tratamento. JL