Mbanza Kongo – Duzentos e cinco cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram interpelados e detidos, no último fim-de-semana, pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
O porta-voz da Delegação Provincial do Interior no Zaire, Sérgio Afonso, disse hoje à imprensa que os referidos imigrantes ilegais se dedicavam ao abate indiscriminado de animais e vegetais, nos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba e Nóqui.
Durante a operação de rotina, acrescentou, os efectivos da Polícia de Guarda Fronteira apreenderam, no posto fronteiriço do Luvo, 14 caixas de peixe congelado que tinham como destino a RDC, por vias clandestinas.
Ainda no sábado, a Polícia de Guarda Fronteira apreendeu, também, no município do Soyo, 2.612 litros de combustível, por presumível contrabando.
A mercadoria foi apreendida num dos canais do rio Zaire quando estava a ser transportada para a localidade de Muanda, República Democrática do Congo.).
Quatro municípios da província do Zaire partilham fronteira com a RDC, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui, num total de 310 quilómetros, dos quais 190 de fronteira fluvial, através do rio Zaire.