Mbanza Kongo – Vinte cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que na quinta-feira tentaram entrar no território nacional por caminhos ilegais, foram detidos pela Polícia de Guarda Fronteira, na província do Zaire.
Do grupo, constam 13 mulheres e sete homens, interpelados e detidos nos postos fronteiriços do Luvo, Mpozo, Ntoyo, Kinsende, Luango e Kanga Nguvo.
Segundo uma nota da Delegação Provincial do Ministério do Interior enviada esta sexta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, após o registo operativo, as 13 imigrantes ilegais foram repatriadas, ao passo que os sete outros foram encaminhados às autoridades migratórias para os procedimentos legais.
Conforme ainda a nota, na quinta-feira, os efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), detiveram no município de Mbanza Kongo, um cidadão de 21 anos de idade, por suposto auxílio à imigração ilegal.
O referido cidadão, segundo o documento, foi detido na localidade do Sumpi, na estrada de acesso à fronteira do Luvo, quando transportava numa motorizada, dois cidadãos da RDC em situação migratória irregular.
“O mesmo pretendia transportar esses imigrantes ilegais até à cidade de Mbanza Kongo a troco de valores monetários”, lê-se ainda na nota, que não faz menção dos valores cobrados.
Muitos cidadãos nacionais são detidos frequentemente pela Polícia Nacional na província do Zaire, por promoção e auxílio à imigração ilegal. JL