Mbanza Kongo – Um cidadão nacional, de 58 anos de idade, foi detido segunda-feira na vila do Nzeto, província do Zaire, por suposto auxílio à imigração ilegal.
Em declarações esta terça-feira à imprensa, o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, explicou que o acusado, residente em Luanda, foi detido na paragem Estraga lar, localizada no bairro Kitona, quando tentava transportar para a capital do país, duas cidadãs da RDC em situação migratória irregular.
Trata-se das cidadãs Chimene Ngone e Rebeca Lucau, de 32 e 23 anos de idade, respectivamente.
Luís Bernardo disse que as supostas imigrantes ilegais entraram no país pela fronteira terrestre do Luvo, que dista a 60 km a Norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Disse terem desembolsado valores monetários (não especificados) ao guia, a fim de as levar até a cidade capital do país.
As duas cidadãs do país vizinho foram encaminhadas à direcção local do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), ao passo que o angolano está sob custódia do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP). JL