Mbanza Kongo – Um cidadão angolano, de 31 anos de idade, indiciado no crime de promoção e auxílio à imigração ilegal foi na quarta-feira, detido pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, província do Zaire.
O acusado foi interpelado e detido no posto policial do rio Loge, fronteiriço com a província do Bengo, quando transportava, numa viatura com destino à capital do país, Luanda, seis cidadãos estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), em situação migratória irregular.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o porta-voz da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, explicou que o suposto guia cobrou 250 mil kwanzas por indivíduo.
Acrescentou que a viatura de marca Toyota, modelo corola, na qual viajavam, para além do motorista, o guia e os seis imigrantes ilegais da RDC, vinha da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
“Antes de chegar ao posto policial do rio Loge, o motorista fez descer o guia e os seis estrangeiros, facto que suscitou desconfiança aos efectivos da corporação ali estacionados”, referiu a fonte.
Em seguida, acrescentou, as forças da ordem e segurança desencadearam uma acção nas imediações da localidade que culminou com a detenção do guia e dos seis cidadãos do país vizinho.
Sérgio Afonso voltou apelar à população para continuar a colaborar com as autoridades, denunciando os prevaricadores.
Esta é a segunda detenção de imigrantes ilegais com destino a Luanda, que a Polícia Nacional no Zaire faz desde o início deste ano.
A primeira, que resultou na detenção de quatro estrangeiros de diferentes nacionalidades, ocorreu no princípio deste mês, no município do Nzeto. JL