Wako-Kungo - Mil e 200 engenhos explosivos não detonados foram, esta quinta-feira, destruídos na localidade de Kissanga-Kungo, município da Cela, província do Cuanza Sul, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).
Constam entre os engenhos destruídos minas anti-pessoal e anti-tanque, morteiros de diversos calibres, munições, entre outros.
Ao intervir no acto, o chefe da brigada de desminagem da região centro, Claudino Januário Ukuayamba, disse que os engenhos destruídos foram retirados das lavras e bermas das estradas, de Outubro de 2021 a Março de 2022.
Garantiu que a brigada de desminagem da Cela vai continuar a limpar as áreas suspeitas de minas, com vista a facilitar a circulação de pessoas e bens.
Por seu turno, o administrador adjunto para as infra-estruturas da Cela, Nelson André, louvou o trabalho da brigada de desminagem na remoção dos engenhos explosivos, referindo que vai incentivar as famílias camponesas a alargar as zonas de cultivo.
“O município da Cela possui um potencial agrícola invejável, razão pela qual deve estar livre de minas para permitir o desenvolvimento da agricultura”, salientou.
O município da Cela dista a mais de 250 quilómetros da cidade do Sumbe (capital da província) e possui uma população estimada em cerca de 240 mil habitantes.