Luanda - Angola destacou, esta quarta-feira, a importância da definição de critérios de selecção para a eleição da liderança da Comissão da União Africana (CUA), prevista para Fevereiro de 2025.
A posição de Angola foi apresentada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, durante uma reunião virtual dos chefes de Estado e de Governo membros da Mesa da Conferência da União Africana (UA), em representação do Presidente da República, João Lourenço.
Na sua intervenção, Téte António saudou a iniciativa do estadista da Mauritânia, actual presidente em exercício da UA, pela convocação da reunião da Mesa da Conferência, antes da 22.ª sessão extraordinária do Conselho Executivo da organização.
O encontro visou promover consultas entre os Membros da Mesa, o presidente da Comissão e o Conselho Jurídico da UA sobre o processo de eleição dos altos dirigentes da Comissão da UA, previsto para Fevereiro de 2025, tendo em conta as dúvidas que persistem em relação aos critérios de selecção.
Esta é a primeira reunião da Mesa da Conferência da União Africana, convocada por Mohamed Ould Ghazouani, para consultas sobre a 22.ª sessão extraordinária do Conselho Executivo, prevista para 15 de Março de 2024, em Adis Abeba, capital da Etiópia e sede da União Africana.
A 22.ª sessão extraordinária do Conselho Executivo, que será precedida de uma reunião do Comité de Representantes Permanentes (COREP), em 11 de Março de 2024, realiza-se em cumprimento de uma decisão saída da 37.ª cimeira ordinária de chefes de Estado e de Governo da UA, de 18 de Fevereiro de 2024, visando resolver o impasse registado na matéria em questão. SC