Ondjiva – A prontidão operacional das Forças de Defesa dos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a estabilidade económica da região foi destacado esta terça-feira, em Ondjiva, pelo vice-governador para o sector Político Social e Económico, Apolo Ndinoulenga.
Apolo Ndinoulega fez este pronunciamento no acto de abertura do encontro de trabalho entre os órgãos de Inspecção Geral da Defesa Nacional de Angola e Namíbia sobre elaboração do guia de outorga de certificados e medalhas de honra.
Na ocasião, reconheceu que o grupo de trabalho de Inspecção de defesa da SADC tem vindo a promover a transparência na gestão dos recursos da região da África Austral, contribuído para a firmeza das tropas e a estabilidade económica dos países.
“Os seus feitos já são conhecidos, como as inspecções dos exercícios das Forças de Defesa e da Brigada em estado de alerta da SADC, assim como a avaliação do funcionamento do Centro Regional de Manutenção da Paz (RPTC), no Zimbabwe”, afirmou.
O vice-governador sublinhou que estas actividades têm agregado valor na organização e funcionamento do Grupo de trabalho visando a melhoria dos padrões de procedimentos operacionais.
Lembrou que devido a Covid-19, em 2020 não foi possível a conclusão dos trabalhos caracterizados, mas continuou-se a se envidar esforços para a elaboração do guia de outorga que junta no Cunene os dois países para a sua consolidação.
Reconheceu ainda que a missão reveste-se de suma importância, na medida em que o DIWG tem estes dois países fundadores Angola e Namíbia, como baluarte do grupo que deve concluir o documento para ser apresentado na próxima reunião anual.
Referiu que o trabalho é um ponto de partida e reconhecimento a todos inspectores-gerais das Forças de Defesa da Região, que deram grande contributo para o seu prestígio e engrandecimento.
Apolo Ndinoulega pediu maior dedicação dos participantes no encontro com duração de dois dias, augurando sucessos na conclusão deste importante documento que será produzido.
A delegação angolana está representada pelo Inspector-Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, general Gouveia João Sá Miranda.
Por outro lado, encabeça a delegação, o Inspector-geral das Forças de Defesa da Namíbia, brigadeiro – general Ainima Blasius.
São Países-Membros da SADC: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Eswatini,Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
Foi criada em 1992, alcançar o desenvolvimento económico, a paz e a segurança, o crescimento, reduzir a pobreza, elevar o nível e a qualidade de vida das populações da África Austral, e apoiar as camadas sociais desfavorecidas, mediante a integração regional. PEM/LHE/SC