Menongue – Duzentos e 70 mil e 987 metros quadrados foram desminados em 2020, na província do Cuando Cubango, por seis brigadas controladas pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), facto que permitiu a prática da agricultura pelas famílias camponesas e a circulação de pessoas e bens em alguns troços.
O processo resultou na recolha de 35 mil e 290 minas de pequeno calibre, 660 engenhos explosivos não detonados, 25 minas anti-tanque e 45 anti-pessoal, num trabalho feito por quatro brigadas das Forças Armadas Angolanas, uma do Instituto Nacional de Desminagem e igual número da Polícia de Guarda Fronteiriça.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à imprensa, pelo chefe de departamento do INAD na província, Rodrino Jorge Nana, durante o encerramento oficial do curso de refrescamento das brigadas de desminagem afectas à Comissão Executiva e abertura do ano de desminagem no Cuando Cubango.
Para 2021, avançou, a prioridade recai para o troço rodoviário que liga os municípios do Cuito Cuanavale/Mavinga e vice-versa, numa distância de 200 quilómetros, que começa a ser desminado ao longo deste primeiro semestre.
Para o efeito, mais de 500 técnicos de desminagem foram submetidos a um ciclo formativo, que decorreu de 6 a 29 de Janeiro do corrente ano, cujo término oficial aconteceu hoje, quinta-feira, no bairro Lumeta, arredores da cidade de Menongue.
Conforme disse, o INAD está em contacto com os ministérios da Defesa e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, no sentido de se reforçar os meios técnicos e logísticos para a desminagem, por forma a melhorar a exploração dos recursos agrícolas e a mobilidade de pessoas e mercadorias naquela região do país.
Ao discursar no encerramento da formação e abertura do ano de desminagem, o governador da província do Cuando Cubango, Júlio Bessa, realçou a importância da acção formativa, porquanto permite acumular experiências, aperfeiçoar os métodos de actuação, refrescar conhecimentos e minimizar os riscos.
Felicitou os efectivos envolvidos na formação pela sua dedicação durante o processo formativo, garantindo o apoio do governo sempre que haver necessidades para o efeito, numa altura em que o Executivoo está seriamente preocupado com a desminagem das vias de acesso, com destaque para o troço Cuito Cuanavale/Mavinga.
Durante a formação, orientada por especialistas do INAD e das FAA, foram administradas matérias como exercício de pontos minados, exercícios de evacuação e de limpeza geral, cálculos de superfícies, métodos de limpeza de estradas e caminhos-de-ferro, métodos de limpezas em zonas de alta tensão, limpeza e desminagem combinada, supervisão e controle das operações de limpeza, exercícios do uso da bússola, entre outros temas.
Além das seis brigadas controladas pelo INAD, a província conta igualmente com a Organização não governamental de carácter humanitária Hello Trust.