Mbanza Kongo – Um grupo de cidadãos nacionais e estrangeiros que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi desmantelado, nos últimos dias, pela Polícia Nacional, disse à ANGOP fonte oficial.
Composto por sete indivíduos, três dos quais da República Democrática do Congo (RDC), o bando actuava na comuna fronteiriça do Luvo, a 60 quilómetros a Norte da cidade de Mbanza Kongo, segundo o porta-voz do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector Nicolau Garcia,.
Em declarações à imprensa, esta terça-feira, a fonte disse que os integrantes, um dos quais do sexo feminino, facilitavam a entrada ilegal de estrangeiros no país a troco de dinheiro, utilizando vias clandestinas.
Acrescentou que os mesmos têm idades compreendidas entre os 16 e 53 anos e foram detidos no posto de controlo da polícia montado na aldeia do Nkoko, comuna do Luvo.
Com os mesmos, foram apreendidas duas motorizadas e uma viatura ligeira, que, presumivelmente, eram utilizadas para o transporte dos imigrantes ilegais.
O porta-voz do DIIP informou que os cidadãos angolanos foram encaminhados ao Ministério Público, ao passo que os estrangeiros respondem junto do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).
As operações policiais também culminaram com a detenção de 14 outros cidadãos nacionais, três dos quais do sexo feminino, implicados na prática de crimes diversos, bem como na apreensão de 970 litros de combustível, por suposto contrabando. DA/PMV/JL