Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Desenvolvimento sustentável na "mira" da CPLP

     Política              
  • Luanda • Domingo, 27 Agosto de 2023 | 21h40
Bandeiras dos Países da CPLP
Bandeiras dos Países da CPLP
Manzambi André -ANGOP

São Tomé e Príncipe (Dos enviados especiais) – A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reafirmou, hoje (domingo), o compromisso de alcançar o desenvolvimento económico, social e ambiental de forma sustentável e equilibrada.

O compromisso vem expresso na declaração de São Tomé, saída no final da XIV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização fundada a 17 de Julho de 1996. 

Para materializar essa intenção, a comunidade propõe-se a mobilizar os meios necessários à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, documento que contém 17  objectivos. 

A reunião incentivou a criação de programas de mobilidade e de intercâmbio de jovens na CPLP, com vista a reforçar o diálogo, a troca de experiências e o trabalho em rede. 

A medida visa intensificar o Intercâmbio no segmento da educação, formação, cultura, do associativismo, voluntariado, desporto, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável. 

Na capital de São Tomé e Príncipe, a CPLP reiterou a necessidade da recuperação económica pós-pandemia Covid-19, a fim de preservar e criar empregos dignos, rendimento e capacidade produtiva. 

Os Chefes de Estado e de Governo reconheceram a importância da acção multilateral em matéria de capacitação, no âmbito da promoção do comércio, do investimento, emprego e da protecção social. 

Dimensão económica e empresarial 

Enalteceram, entretanto, a inscrição nos Estatutos da organização da dimensão económica e empresarial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos países membros e a promoção do bem-estar das populações. 

Durante a XIV reunião ordinária, a cúpula da CPLP destacaram a adopção da “Agenda estratégica para a consolidação da cooperação económica na CPLP 2022-2027”. 

O documento foi adoptado pela I Reunião Conjunta de Ministros da Economia, do Comércio e das Finanças, realizada a 29 de Abril de 2022. 

Na Cimeira deste domingo, os líderes dos Estados-membros saudaram também a constituição do Fórum das Agências de Promoção do Comércio e Investimento da CPLP, ocorrida em Fevereiro do mesmo ano. 

Segundo a Declaração de São Tomé, os Estadistas exortaram à intensificação dos esforços para enfrentar as altas taxas de desemprego entre os jovens. 

Os Chefes de Estado e de Governo encorajaram o fortalecimento de estratégias para a promoção dos pequenos negócios e do empreendedorismo no âmbito da CPLP. 

O documento final do encontro dá conta que os participantes felicitaram a organização pela criação da Direção de Assuntos Económicos e Empresariais no Secretariado Executivo. 

Reforço do acompanhamento técnico 

Entendem que a medida contribuirá para o reforço do acompanhamento técnico das acções a implementar no âmbito da Agenda Estratégica. 

Na sequência encorajaram a disponibilidade de Angola indicar uma personalidade para operacionalizar essa Direcção e pelos recursos consignados para o efeito. 

Quanto à conclusão do processo de ratificação do Acordo de Mobilidade entre os Estados-membros, consideraram ser um passo essencial na constituição de uma  verdadeira Comunidade de povos. 

Portugal, Moçambique e Cabo Verde foram enaltecidos pela entrada em vigor de alterações à sua Lei de Estrangeiros para execução do Acordo. 

A CPLP deu aval à conclusão do Programa de Apoio à Integração da Guiné Equatorial na organização e aplaudiram o país pela abolição da pena de morte, com a entrada em vigor do novo Código Penal, em Novembro de 2022. 

Durante o encontro na capital de São Tomé e Príncipe, reafirmaram a solidariedade com o Governo e o povo moçambicanos no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. 

Integram a organização Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. JFS/AL/ADR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+