Dundo -O contrabando de combustível nos postos fronteiriços, tráfico e exploração ilícita diamantes, imigração ilegal, são entre outros, os grandes desafios do novo delegado do interior e comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Gerson Vieira Miguel, nomeado recentemente por decreto presidencial.
Gerson Miguel, que substitui no cargo o comissário Alfredo Quintino "Nilo", quatro anos depois, tem ainda como desafios, o tráfico e rapto de menores, crimes de assalto a mão-armada na via pública e a promoção de carreira dos agentes.
Na Lunda Norte, Gerson Miguel terá também a missão de combater o ressurgimento de focos de garimpo de diamantes nos municípios de Lucapa, Cambulo, Cuango e Capenda-Camulemba, , auxílio a imigração ilegal, circulação clandestina da moeda nacional e estrangeira (kwanza e dólar).
O desmantelamento de grupos criminais, falsificação de dinheiro e documentos de identificação, a melhoria das condições de trabalho nos comandos municipais, intensificação do policiamento de proximidade, principalmente na Centralidade do Mussungue, são entre outros os desafios do novo comandante e delegado provincial do Interior.
O novo comandante herda um órgão que debate-se com a escassez de meios de trabalho, com realce para o transporte e equipamentos para a fiscalização na extensa fronteira com a República Democrática do Congo.
A Lunda Norte, com quase um milhão de habitantes, resulta da divisão da antiga província da Lunda, a 4 de Julho de 1978. Está localizada no nordeste do país e é constituída pelos municípios de Chitato (capital política e económica), Cambulo, Caungula, Cuilo, Cuango, Capenda Camulemba, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.
Partilha com a República Democrática do Congo (RDC), uma fronteira com uma extensão de 770 quilómetros terrestre e fluvial.