Uíge – Os deputados à Assembleia Nacional do grupo parlamentar do MPLA sugeriram hoje, na província do Uíge, a construção de mais Institutos Médios Politécnicos, para formação técnica dos jovens na região.
Dados do sector da educação indicam que a província do Uíge tem 10 escolas técnicas profissionais e três magistérios (formação de professores).
O anúncio foi feito pelo porta-voz da comissão dos parlamentares, Esteves Hilário, no balanço da actividade de avaliação das obras do PIIM, efectuada por sete deputados, durante uma semana, nos 16 municípios da província do Uíge, actividades que contou com a coordenadora do grupo parlamentar dos deputados do MPLA, Emília Carlota Dias.
Esteves Hilário disse que nos encontros de auscultação e nas visitas foram constatadas a falta de Institutos profissionais em alguns municípios desta região.
Acrescentou que o fenómeno do desemprego, a implementação de cursos técnicos e a agregação pedagógica dos jovens que terminaram o ensino médio, bem como a electrificação dos municípios foram outras preocupações colhidas da população.
O deputado prometeu advogar junto dos titulares a mitigação destes problemas, para a satisfação das necessidades da população.
Em relação às visitas efectuadas, Esteves Hilário disse que as obras do Plano Integrado nos Municípios (PIIM) estão a beneficiar a população de várias comunidades da província do Uíge.
Adiantou que 95 por cento das obras do PIIM do sector da educação, saúde, casas sociais já foram entregues à população.
Apontou que ainda há muito por se fazer na província do Uíge, sobretudo a reabilitação de estradas secundárias e terciárias, para melhor circulação de pessoas e bens.
Participaram no encontro de balanço três deputados locais e outros quatro nacionais, governador provincial, membros do governo e outros convidados. QJ/JAR