Luena – Os deputados à Assembleia Nacional (NA) pertencentes ao círculo provincial do Moxico apelaram, esta terça-feira, para a necessidade conclusão dos projectos estruturantes em curso na região.
Ao falar à Imprensa, após uma visita de constatação efectuada pelo governador do Moxico, Ernesto Muangala, ao Gabinete provincial de apoio aos deputados da Assembleia Nacional, o coordenador do núcleo, Felino Job, disse que há diversas obras sociais, que merecem maior fiscalização dos parlamentares para a sua conclusão.
Entre os projectos, destacou a necessidade do Executivo implementar a construção das estradas para beneficiar a população local, que têm a circulação dos comboios do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), como as únicas alternativas para a sua mobilidade.
Felino Job apontou igualmente a necessidade da conclusão das escolas primária 53 "Comandante Kwenha" e o Instituto Médio Politécnico do Alto Luena, cujas obras decorrem há mais de 12 anos, como infra-estruturas estratégicas com vista a acolher um número considerável de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
Por seu turno, o governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, destacou o trabalho desempenhado pelos deputados, considerando um importante órgão na resolução dos problemas do Estado.
No círculo provincial do Moxico, o MPLA obteve 115 mil 114, que lhe permitiu eleger quatro deputados, enquanto a UNITA, com 45 mil, elegeu um deputado.
A província do Moxico, composto pelos municípios sede (Moxico), Camanongue, Léua, Cameia, Luacano, Luau, Alto Zambeze, Bundas e Luchazes é habitado por cerca de um milhão de habitantes, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O edifício do Gabinete provincial de apoio aos deputados no Moxico foi inaugurado em Novembro de 2014, no bairro Santa Rosa, arredores do Luena. LTY/TC