Mbanza Kongo – Um grupo de deputados da 3ª comissão de trabalho de especialidade da Assembleia Nacional deslocou-se na manhã desta terça-feira à comuna do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, para se inteirar da situação migratória naquele posto fronteiriço com a RDC.
Chefiado pela deputada Maria Ângela Bragança, o grupo de deputados da comissão que atende pela área de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, chegou segunda-feira à cidade de Mbanza Kongo, para uma visita de trabalho de 48 horas à província do Zaire.
Em declarações à imprensa, Ângela Bragança, disse que os deputados desta comissão querem constatar no terreno a real situação migratória do posto fronteiriço do Luvo, considerado um dos mais movimentados do país.
“Para além de ser a mais movimentada do país, a fronteira do Luvo é considerada, também, a mais vulnerável, por isso, viemos para constatar in louco o fluxo migratório naquele posto aduaneiro”, referiu a deputada.
Antes, os deputados foram recebidos, em audiência, pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, onde foram informados sobre a situação socioeconómica da província.
No Luvo, para além de visitas aos serviços migratórios e aduaneiros, a comitiva parlamentar vai reunir-se com os responsáveis dos postos fronteiriços.
Visitas aos projectos socioeconómicos em curso na comuna do Luvo, bem como ao centro de detenção de estrangeiros ilegais, constam da agenda dos deputados ao município sede da província do Zaire.
A comuna fronteiriça do Luvo dista a 60 quilómetros a Norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. JL