Huambo – Os deputados do círculo eleitoral da província do Huambo constataram, terça-feira, as obras em curso na estrada nacional 354, no troço Cuima/Cusse, entre as províncias do Huambo e da Huíla.
Reiniciada em Março de 2024, a empreitada de 65 quilómetros, conta, nesta altura, com 20 foram 14 em execução de bases e os outros 30 em fase de terraplanagem, com a conclusão prevista para o Outubro deste ano, no contexto das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
Em declarações à imprensa, o director de obras da empresa Angolaca, Mateus Joaquim, assegurou a conclusão das obras nos prazos estabelecidos e dentro das festividades dos 50 anos de Independência Nacional.
O informou que a empreitada, que inclui projectos de drenagem e preservação ambiental, conta com 70 trabalhadores, entre nacionais e expatriados, com um grau de execução de 62 por cento.
Por sua vez, o coordenador do gabinete do círculo eleitoral do Huamb, Armando Capunda, encorajou a conclusão da empreitada nos prazos estabelecidos, para promover o rápido desenvolvimento social e económico.
Assinalou que o troço vai diminuir os custos de circulação de pessoas e bens, para além de dinamizar o desenvolvimento, com a ampliação dos negócios entre as duas províncias.
Alguns automobilistas consideraram que a conclusão do troço Cuima/Cusse vai contribuir para as trocas comerciais, entre as províncias do Huambo e da Huíla, pois vai tornar a ciruclação de pessoas e bens mais rápida e segura. LT/JVS/ALH