Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Deputados aprovam Regime Geral das Contra-Ordenações

     Política              
  • Luanda • Quinta, 24 Março de 2022 | 19h16
Deputados à AN em momento de votação
Deputados à AN em momento de votação
Rosário dos Santos

Luanda - Os Deputados à Assembleia Nacional (AN) aprovaram esta quinta-feira, na generalidade e por unanimidade, a proposta de Lei sobre o Regime Geral das Contra–Ordenações.

O diploma distingue a coima da multa, sendo a primeira uma sanção de natureza administrativa, aplicada por autoridades administrativas, com o sentido dissuasor e de advertência social, traduzindo-se na imposição do pagamento de uma quantia fixada, nos termos da lei.

A multa, por sua vez, é uma pena de natureza criminal e pessoal, que não é transmissível, nem pode ser paga por terceiro, podendo, em caso de incumprimento, ser convertida em prisão, o que nunca pode suceder com a coima.

Na proposta é conferida competência aos órgãos da administração central e local do Estado e à administração independente alargar o catálogo de modalidades de contra-ordenações e regulamentar as condutas que, atendendo as especificidades de cada região, localidade ou sector de actividade, sejam consideradas como tal, nos termos da presente lei.

O documento constou da agenda de trabalhos da terceira plenária da quinta sessão legislativa da quarta Legislatura que, além da proposta de Lei, ratificou tratados internacionais assinados por Angola.

Ao apresentar o diploma, o secretário de Estado para as Autarquias, Márcio Daniel, afirmou que a proposta de Lei, que deverá substituir a actual Lei 12/11, de 16 de Fevereiro, que aprova o Regime Geral das Transgressões Administrativas, surge da necessidade de conformar a actuação dos órgãos da Administração Pública aos interesses da comunidade.

Referiu que a punição da contra-ordenação é determinada pela lei vigente no momento da prática do facto ou do preenchimento dos pressupostos de que depende.

O facto considera-se praticado no momento em que o agente actuou ou, no caso de omissão, deveria ter actuado, independentemente do momento em que o resultado típico se tenha produzido, enfatizou Márcio Daniel, quando apresentou a proposta de Lei, que é constituída por dois títulos, divididos em nove capítulos e 68 artigos.

Ratificados tratados internacionais

Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, a Resolução que ratifica a adesão de Angola ao Acordo Internacional de 2006 sobre Madeiras Tropicais (ITTA-2006), que visa proporcionar um marco eficaz para consulta, cooperação internacional, formulação e adopção de políticas consensuais, entre todos os seus membros, relacionados com todos os aspectos pertinentes da economia mundial da madeira e dos recursos florestais.

O Acordo Internacional visa igualmente promover a expansão, aplicação de práticas não discriminatórias e diversificação do comércio internacional de madeiras tropicais, a partir de florestas manejadas de forma sustentável e exploradas legalmente.

Angola, ao aderir ao acordo, está apta a participar no Fórum Global das Nações Unidas que delibera sobre o comércio internacional, gestão sustentável e conservação dos recursos florestais tropicais e posicionar o país no debate, disse a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Beneficiar de financiamento para projectos de apoio à capacitação e formação de quadros, reforço institucional, desenvolvimento da indústria florestal e gestão comunitária dos recursos, combate à desertificação, degradação e desflorestação, bem como dos seus efeitos sobre a biodiversidade e as alterações climáticas, são outras vantagens apontadas por Esmeralda Mendonça.

O valor médio dos projectos financiados pelo acordo internacional é de 500 mil dólares, entregues em forma de doação, podendo cada membro beneficiar de mais de um projecto por ano.

Os deputados aprovaram também, por unanimidade, a Resolução que ratifica a adesão de Angola à Agência Seguradora do Comércio em África, instrumento que visa facilitar, encorajar e desenvolver apoios para o crescimento da actividade de seguros e outros serviços financeiros, destinados a promover o comércio no continente.

A adesão de Angola a agência vai proporcionar um ambiente mais seguro ao investimento privado no país, podendo ajudar no crescimento do comércio externo, mediante o acesso de investidores e operadores comerciais aos produtos daquela instituição africana.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Maquis mantém confiança em Mário Soares

 Sexta, 29 Novembro de 2024 | 16h39

SAINT BASE inicia exploração do quartzo na Conda

 Sexta, 29 Novembro de 2024 | 16h38

Angolano em risco de jogar a final da Libertadores

 Sexta, 29 Novembro de 2024 | 16h35

Banco TDB prevê investir USD 1 bilião em Angola

 Sexta, 29 Novembro de 2024 | 16h28

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+