Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Alteração à legislação sobre combate ao terrorismo atende normas internacionais

     Política              
  • Luanda • Quinta, 23 Maio de 2024 | 13h01
Reunião Plenária da Assembleia Nacional
Reunião Plenária da Assembleia Nacional
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – A proposta de alteração à Lei sobre Prevenção e Combate ao Terrorismo, aprovada, esta quinta-feira, pelo parlamento angolano, atende as normas nacionais e internacionais de referência.

A proposta foi aprovada com 171 votos a favor, nenhum contra e sem abstenções, durante a 5.ª Reunião Plenária Ordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura.

O documento assegura o reforço da conformidade e efectividade do Sistema Nacional de Prevenção e Repressão de Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa, devendo optimizar as prerrogativas de identificação, avaliação e mitigação dos factores de risco identificados.

Em concreto, foram efectuadas alterações em quatro artigos da Lei de Prevenção e Combate ao Terrorismo, aprovada em Agosto de 2017.

A legislação prevê, entre outros, o congelamento, de forma imediata e sem qualquer aviso prévio, de todos os fundos ou recursos económicos pertencentes, detidos ou controlados directa e indirectamente por pessoas, grupos e entidades designadas pelo Comité de Sanções das Nações Unidas.



As pessoas, grupos e entidades visados pelo Comité de Sanções das Nações Unidas são as que estão relacionadas com o financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, no quadro das resoluções subsequentes deste organismo internacional.

A lista abrange pessoas, grupos e entidades designadas por outro Estado, organização sub-regional ou internacional cujas decisões, recomendações ou resoluções Angola esteja vinculada.

Fruto dos grandes índices de crescimento do sistema financeiro angolano, o país foi colocado no radar do sistema financeiro internacional.

Desde 2010 que Angola começou uma marcha específica de reforço do comprometimento estadual de edificação de um panorama robusto de conformidade e efectividade do quadro jurídico, procedimental e institucional de prevenção e combate ao Terrorismo, no quadro das recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

Ao longo deste período, o país foi submetido a vários ciclos de Avaliação Mútua de Conformidade do Sistema Nacional de Prevenção e Repressão do Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.

O último processo de Avaliação Mútua de Conformidade do Sistema Angolano de Prevenção e Repressão do Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa foi discutido e aprovado na 45.ª Reunião Plenária da Task-Force de Peritos Séniores do ESAAMLG e no 22.º Conselho de Ministros do ESAAMLG, ocorridos em Março e Abril de 2023, em Arusha, Tanzânia.

Procedeu-se, no quadro desta avaliação, a uma contextualização exaustiva do panorama de conformidade e efectividade do país face aos standards nacionais e internacionais de referência.

Declarações de voto

A deputada Ruth Mendes, do grupo parlamentar do MPLA, justificou o voto a favor porque as alterações sugeridas não ferem os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, consagrados na Constituição e entende que a prevenção e o combate ao terrorismo são o garante da paz e da segurança nacional e internacional.

De igual modo, o deputado Fernando Mbolo, da UNITA deu nota positiva às  alterações requeridas na Lei 19/17 de 25 de Agosto para a sua adequação aos novos tempos, nomeadamente de segurança, protecção, prevenção e combate às diversificadas e evoluídas técnicas dos infractores.

Branqueamento de capitais

Ainda esta quinta-feira, os legisladores procederam a votação final global da Proposta de Lei que Altera a Lei n.⁰ 5/20, de 27 de Janeiro, Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, do Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.



A proposta de Lei foi aprovada com 171 votos a favor, nenhum contra e sem abstenção.

Na sua declaração de voto, a deputada Sandra Henriques, da UNITA, enalteceu a aprovação das alterações à proposta, para que o país esteja alinhado com as 40 exigências do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

Por outro lado, o deputado Kilamba Van-Dúnem, do grupo parlamentar do MPLA, notou que o voto favorável traduz, de forma inequívoca, o contínuo compromisso do Estado angolano na materialização dos objectivos inseridos na estratégia de combate aos crimes subjacentes ao branqueamento de capitais, combate e financiamento ao terrorismo. DC/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+