Luanda- Os deputados angolanos manifestaram, este domingo, solidariedade para com o povo marroquino atingido pelo terramoto na noite de sexta-feira.
Numa mensagem assinada pela presidente da AN, Carolina Cerqueira, a que a ANGOP teve acesso, lê-se que os deputados angolanos receberam "com muita preocupação" a trágica notícia do sismo que provocou milhares de mortos e de feridos, criando uma situação de luto nacional no Reino de Marrocos.
"A Assembleia Nacional de Angola e eu própria solidarizamo - nos perante esta tragédia com as populações marroquinas, as vítimas desta catástrofe e manifestamos as sentidas condolências às famílias em luto das vítimas mortais", lê-se na mensagem.
Na mensagem, Carolina Cerqueira reitera, igualmente, a amizade e solidariedade para com os parlamentares marroquinos, cujos laços institucionais foram reforçados recentemente durante a última visita de parlamentares angolanos ao Reino do Marrocos.
O balanço provisório aponta, até às primeiras horas deste domingo, para 2.012 mortos e 2.059 feridos - dos quais 1.404 em estado grave - mas espera-se que este número continue a aumentar à medida que as buscas continuam.
Segundo as autoridades locais, foram registadas mortes nas províncias e prefeituras de Al Haouz, Marraquexe, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a actividade sísmica em todo o mundo, o abalo ocorreu às 23h11 de sexta-feira.
O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros. VM