Luanda – Deputadas à Assembleia Nacional enalteceram hoje, terça-feira, o trabalho desenvolvido pelo Presidente da República, João Lourenço, na mediação e resolução de conflitos em África.
Completa hoje dois anos, desde que o Chefe de Estado foi designado Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África (CAMPPÁFRICA), na 16ª cimeira extraordinária da União Africana (UA), também conhecida por Cimeira de Malabo.
Em declarações à ANGOP, a deputada Maria Antonieta Baptista considerou João Lourenço um Presidente incansável e com uma visão futurista e os países vizinhos têm reconhecido o seu papel activo e permanente em busca da paz.
No seu entender, o estadista angolano tem o mérito de desenvolver uma diplomacia em busca da paz e o desenvolvimento de África.
Referiu que o chefe de Estado luta pela democratização da região, pois quer ver o continente livre de qualquer conflito.
Por seu turno, a deputada Ana da Purificação afirmou que João Lourenço tem transmitido o exemplo de pacificação e reconciliação de Angola aos demais países africanos, para evitar que passem por aquilo que Angola passou durante o longo conflito armado.
Por isso, disse que deve-se reconhecer o mérito de João Lourenço por quase “perder o sono” para a resolução de conflitos como o da RDC, Sudão e o combate contra o terrorismo em Moçambique.
“O PR tem estado a mediar todos esses processos, não por decisão própria ou pelo seu posicionamento na SADC, mas porque os outros países reconhecem o esforço desenvolvido nesse sentido”, asseverou.
Sublinhou que esta posição é reconhecida pelos pares. “São eles que querem para os seus países aquilo que Angola conquistou”. MGM/ART