Luanda - A deputada à Assembleia Nacional (AN), Suzana Augusta de Melo, foi eleita, por unanimidade, esta segunda-feira, em Nairobi, Quénia, Presidente da Comissão de Finanças e Mobilização de Recursos do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), para um mandato de três anos.
A eleição da parlamentar angolana ocorreu no primeiro dia de trabalhos da primeira Reunião Estatutária da Comissão de Finanças e Mobilização de Recursos do Fórum Parlamentar da CIRGL que, dentre vários assuntos, está a analisar o relatório financeiro de Janeiro a Outubro de 2023.
A discussão da proposta de orçamento do Fórum Parlamentar para o período 2024-2026 e a debruçar-se sobre a elaboração dos Relatórios de Auditoria referentes ao período 2021-2023, também está na agenda de trabalho.
A delegação Parlamentar angolana que, para além da deputada, Suzana Augusta de Melo, integram os deputados, Sérgio Vaz e Celso Capingala, vai também, participar da 27ª sessão Ordinária do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
À margem da sessão de trabalhos, a delegação parlamentar angolana manteve um encontro de concertação com Sianga Abílio, embaixador de Angola no Quénia e Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), criado no dia 04 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, é uma organização interparlamentar que reúne os Parlamentos Nacionais dos doze Estados Membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, República Centro Africana, Congo-Brazzaville, RDC, Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. VIC