Huambo – A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Arleth Chibinda, pediu, este sábado, no Huambo, maior valorização e empoderamento da mulher, sobretudo, das vendedoras ambulantes.
A parlamentar, que falava durante um encontro com algumas vendedoras ambulantes do Huambo, no quadro da jornada comemorativa ao Dia do Deputado da UNITA, assinalado quarta-feira (8), disse tratar-se de mulheres que, na sua maioria, fazem o papel de mãe e pai na família, o que não tem sido fácil.
Referiu que as mesmas para velarem pela educação dos filhos têm saído de casa pela madrugada, com o objectivo de irem vender e, muitas das vezes, ao fim do dia, regressam sem qualquer lucro, com as infinidades de problemas familiares para enfrentar, como a falta da casa própria, saúde condigna, vestuário, entre outras vulnerabilidades.
Arleth Chibinda disse que os problemas com que as mulheres do país enfrentam são semelhantes em todas as regiões, daí ser necessária mais interacção e vontade, para a sua rápida resolução ou minimização.
Prometeu, enquanto deputada, propor esta temática aos órgãos de decisão para que os direitos das mulheres sejam mais respeitados e valorizados, principalmente, as vendedoras ambulantes, que vivem muitas dificuldades, para diminuir a carência familiar com que se debatem.
Asseverou que o empoderamento da mulher consiste em acções de formação técnico-profissional, alfabetização, organização em cooperativas e micro-créditos, para que tenham as condições necessárias de conseguir o auto-austento familiar.
Desde quarta-feira na província do Huambo, os parlamentares já realizaram encontros de cortesia com o Governo, Arcebispado da diocese local, bem como visitas ao Hospital Geral, Estação dos Caminhos de Ferro de Benguela e nos mercados informais.
Sob o lema “Grupo Parlamentar da UNITA pelas autarquias ao serviço do cidadão”, o programa reserva para domingo culto e missas em várias denominações religiosas do Huambo.
O Dia do Deputado da UNITA celebra-se em homenagem ao parlamentar Raúl Danda, falecido a 8 de Maio de 2022, bem como o contributo de todos os deputados que, desde a primeira legislatura, em 1992, até à presente data, exercem as funções de representar, legislar e fiscalizar com intuito de construir uma Angola próspera. ZZN/JSV/ALH