Chibia – O cumprimento total e o rigor empreendido na execução física e financeira dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na Chibia, província da Huíla, deve servir de guia para outras regiões do país, recomendaram hoje, quarta-feira, deputados do MPLA.
Os parlamentares trabalham no município, no quadro das atribuições do Grupo Parlamentar do MPLA, enquanto Organismo Nacional do Partido, a quem compete defender a linha política e a estratégia geral, com vista o acompanhamento da actividade governativa dos Órgãos da administração central e local do Estado.
Em nome dos deputados, a coordenadora do grupo de acompanhamento à Huíla, Ângela Bragança, disse que avaliação, na Chibia, é positiva e já se reflecte na vida dos cidadãos, porquanto todos os 14 projectos inscritos na carteira estão concluídos e apenas uma pequena parte está por inaugurar.
“Tomamos conhecimento que havia muitas crianças a estudar sob árvores, expostas à chuva, ao sol e ao frio, não quer dizer que essa situação tenha acabado, mas com as realizações feitas, com certeza que minimizou o problema”, aludiu.
Destacou a existência na Chibia de escolas com capacidade 400 a 900 alunos, organizadas e com professores focados na sua missão, porque têm as condições para o efeito.
Apesar destes níveis de desenvolvimento, prosseguiu, urge fazer-se mais, pois é está a orientação, mas o que foi feito até agora satisfaz as autoridades e os munícipes.
Uma missão que está contemplar os restantes 13 municípios da província da Huíla, envolvendo o grupo de acompanhamento dos deputados à província da Huíla, composto por três deputados pelo ciclo nacional e coordenado pela deputada Ângela Bragança.
Divulgar as principais acções da Agenda Política do MPLA para o presente ano, apelar os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA e a população em geral a manterem-se fiéis ao MPLA e ao seu líder, constatar o nível de implementação dos programas de investimentos públicos, são outros objectivos dessas visitas. BP/MS