Dundo – O delegado do Interior na Lunda-Norte, Gerson Miguel, apelou esta quarta-feira, aos órgãos afins, a imprimirem maior dinamismo na investigação do contrabando de combustível, exploração e tráfico ilícito de diamantes, com vista o combate eficaz dos crimes.
O oficial deixou esta recomendação durante o encontro da governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza e os membros do Conselho Consultivo da Delegação do Interior, no quadro da sua visita de constatação aos orgão do Interior, sublinhando que o combate ao contrabando de combustivel e a exploração ilegal de diamante, constitui prioridade da instituição, por representar uma “ameaça” à economia.
Destacou que a proliferação de postos de abastecimento de combustível ao longo das estradas nacionais 180 (Dundo-Nzangi) e 225 (Dundo-Malanje), com um total de 16 bombas,sendo 11 na EN-180 e 5 na EN-225, têm potencializado o contrabando do produto na circunscrição.
Apelou a colaboração da população, sobretudo das autoridades tradicionais, na denúncia desses crimes, com vista a facilitar a intervenção dos órgãos de defesa e segurança, principalmente ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo.
O também comandante provincial da Polícia Nacional, reiterou que os órgãos do Ministério do Interior na Lunda-Norte, vão continuar a redobrar esforços para corresponder às expectativas geradas pela sociedade sobre a segurança pública, priorizando a prevenção e o policiamento de proximidade.
Acrescentou que os órgãos do Interior têm estado a desenvolver várias operações, sobretudo nos bairros periféricos, com vista a elevar o nível de segurança dos cidadãos.
O oficial apontou o contínuo crescimento desordenado de bairros sem urbanização e iluminação pública, como empecilho no combate à criminalidade, principalmente no período noturno.
Por outro lado, o responsável defendeu a necessidade de se construir um Estabelecimento Prisional no município do Cuango, para atender a zona sul da província, que compreende os municipios do Cuango, Caungula, Capenda-Camulemba, Cuilo, Lubalo e Xá-muteba e, desafogar a cadeia de Cacanda, que regista uma superlotação.HD