Luanda - Uma comitiva do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) encontra-se em Nova Iorque (EUA), onde participa, desde terça-feira, na sessão com o Grupo de Trabalho Ad-hoc do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre prevenção e resolução de conflitos em África (AHWG).
Pala parte angolana integra a comitiva, da qual fazem parte outras entidades, o embaixador na República Democrática Federal da Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel Bembe.
A agenda de trabalhos, que decorre até ao dia 19 de Outubro, prevê reuniões com o Grupo Africano sobre o “Estado da paz e segurança em África”, com particular realce para a situação no Sudão, Mar Vermelho, Corno de África e Região dos Grandes Lagos.
Estão ainda previstas consultas com o A3+ em preparação do 9º Seminário Conjunto e da 18ª Reunião Consultiva Conjunta Anual com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o 9º Seminário Conjunto Anual, a 18ª Reunião Consultiva Conjunta Anual, bem como a 7ª Reunião Consultiva Conjunta com a Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas.
Durante a sessão, será analisado o ponto de situação da implementação da 6ª Declaração Anual Conjunta da reunião entre o Conselho de Paz e Segurança e a Comissão para a Consolidação da Paz, realizada em Novembro de 2023.
A reunião de coordenação do Conselho de Paz e Segurança da União Africana e o Conselho de Segurança das Nações Unidas compreende uma vasta agenda de trabalhos que inclui temas como "As conquistas e desafios da consolidação e manutenção da paz em África”, “As transições das missões para a consolidação da paz em África”, assim como a “Implementação da Resolução 2719 (2023) do Conselho de Segurança e das Operações de Apoio à Paz em África”.
Os dois órgãos que velam pelas questões de paz e segurança em África e no Mundo, deverão, igualmente, realizar uma Palestra Publica na Yale University sob o lema "Paz e Segurança em África", durante a qual serão abordados aspectos relacionados com juventude, mulher, paz e segurança, crianças afectadas por conflitos armados e os efeitos adversos das alterações climáticas na estabilidade e no desenvolvimento em África. SC