Luanda - Uma delegação parlamentar angolana, chefiada pela presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à UIP, Idalina Valente, participa de 12 a 17 deste mês, em Genebra (Suiça), na 149ª Assembleia da União Inter-parlamentar (UIP).
A delegação é ainda integrada pelas deputadas Arlete Leona Chimbinda, Florbela Malaquias e pelos deputados Kilamba Van-Dúnem, Narciso Benedito e Américo Kolonha. O evento, que vai contar com a participação de 175 parlamentares, tem como tema central o aproveitamento da ciência, da tecnologia e da inovação.
Fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy, a UIP é uma plataforma única para a observação de opiniões e tendências políticas em todo o mundo e desempenha também o papel de principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas.
A União Interparlamentar é uma organização internacional dos Parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos deputados.
A organização tem carácter intergovernamental, funciona sob o sistema da Organização das Nações Unidas e o seu objectivo fundamental é obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.ART