Luanda - Uma delegação multissectorial angolana desloca-se a 24 deste mês à Goma, República Democrática do Congo (RDC), para uma visita de trabalho.
Naquela cidade, a comitiva vai participar na cerimónia oficial de apresentação do novo Comandante do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado (MCVA) da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Coronel José Rui de Lourdes Miranda.
Conforme uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a delegação angolana será liderada pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), General de Exército António Egídio de Sousa Santos.
Integrará outros oficiais militares e funcionários do Estado, bem como o Coordenador do Mecanismo Nacional da CIRGL e Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Embaixador Miguel César Domingos Bembe.
Os Embaixadores de Angola na Tanzânia e na República Democrática do Congo, Sandro de Oliveira e Miguel Costa, respectivamente, também constam da lista de presenças no evento.
O acto de apresentação do novo Comandante e dos seus auxiliares angolanos, em Goma, vai decorrer até 27 do corrente mês.
Criado em 14 de Setembro de 2012 pelos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, para a restauração da confiança mútua entre os países da zona, o MCVA visa, fundamentalmente, verificar as alegações entre os Estados-Membros da organização e conduzir patrulhas ao longo das fronteiras comuns.