Luanda - Os Estados Unidos da América (EUA) indicaram o presidente do Conselho Executivo da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional, Scott Nathan, para liderar a sua delegação na investidura do Presidente João Lourenço.
Integram a comitiva o embaixador dos EUA em Angola,Tulinabo Mushingi, e Andrew Robert Young, adjunto do Comandante de Relações Civis-Militares do Comando Militar daquele país para África.
A composicão da delegação foi determinada terça-feira (13) pelo Presidente dos Estados Unidos da Américados, Joe Biden.
A cerimónia de investidura do Presidente da República, João Lourenço, e da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, acontece quinta-feira (15), em Luanda, e resulta da vitória do MPLA e do seu líder, por 51,17 por cento, nas eleições gerais de 24 de Agosto.
Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, a indústria transformadora, a segurança, a saúde e a justiça.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África subsahariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.