Adis Abeba - O desenvolvimento urbano sustentável e a prosperidade do continente africano estão em debate no Fórum Urbano de África, que decorre desde hoje até sexta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, com a participação de Angola.
O evento, organizado pelo Governo da Etiópia e a União Africana (UA), constitui uma plataforma para discussões de alto nível sobre o rápido crescimento urbano e os desafios habitacionais do continente africano, que devem merecer a devida atenção, segundo os organizadores.
Promove o diálogo e a colaboração entre as partes interessadas (entidades públicas e privadas) no sentido de definir uma via rumo ao desenvolvimento urbano sustentável de África, contribuindo para a prosperidade geral do continente, ao abrigo das aspirações delineadas na Agenda 2063.
No evento, aberto pelo vice-primeiro-ministro etíope, Temesgan Tiruneh, Angola está representada pelo embaixador na Etiópia e representante permanente do país junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Bemb, e pelo embaixador no Quénia e representante permanente junto dos Escritórios da ONU em Nairobi (Quénia), Sianga Abílio.
De acordo com os organizadores do fórum, o continente africano vive um momento crucial da sua história e está prestes a sofrer transformações significativas nos próximos anos, com realce para o processo de urbanização, que altera profundamente a sociedade, a economia e o ambiente, pelo que urge agir.SC