Luanda - Uma delegação angolana, chefiada pela secretária de estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participa, desde esta terça-feira (26), em Genebra, na 115ª Sessão do Conselho da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que se realiza sob o lema “Caminhos de Migrações Regulares: Um Apelo Global Para a Acção".
O evento, em que participam 173 Estados membros, oito (8) dos quais com o estatuto de observador, serve de plataforma para passarem em revista questões essenciais relacionadas, sobretudo, com a migração global.
A OIM é a organização intergovernamental líder na área das Migrações e, dentre outras tarefas, dedica-se à promoção das migrações de forma humana e ordenada em benefício de todas as partes envolvidas, através da prestação de serviços e aconselhamento aos migrantes, e do apoio técnico e assessoria aos governos.
A OIM trabalha em estreita colaboração com os seus parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais para ajudar a assegurar uma gestão ordenada e humana das migrações, promover a cooperação internacional em questões relacionadas com o tema, ajudar na procura de soluções e prestar assistência humanitária aos migrantes necessitados, incluindo refugiados e deslocados internos.
Fundada em 1951, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a organização intergovernamental líder na área das Migrações, sendo que possui hoje 393 escritórios em mais de 150 países.
Em Angola ela está instalada desde 1991, dedicando-se à promoção as migrações de forma humana e ordenada em benefício de todas as partes envolvidas, através da prestação de serviços e aconselhamento aos migrantes e do apoio técnico e assessoria aos governos. SC