Luanda – Uma delegação angolana, chefiada pelo secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha Cândido dos Santos, participou, de 7 a 9 do corrente mês, na terceira sessão da Conferência de Alto Nível da Blue Belt Iniciative – BBI (Iniciativa do Cinturão Azul), na cidade marroquina de Tanger.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, a delegação, que integrou ainda o embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, participou também da Conferência “Blue Food & Blue Job” e da Consulta Africana para Preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3).
Durante a terceira sessão da “Blue Belt Iniciative”, foram analisados os desafios do crescimento económico que os oceanos representam para o continente africano, através do tema “Construir uma base para impulsionar a alimentação azul e o emprego no âmbito de uma abordagem de desenvolvimento da Economia Azul”.
Já a Conferência “Blue Food & Blue Job” teve como objectivo principal explorar de que forma a Economia Azul pode estimular o desenvolvimento sustentável em África, com especial incidência na segurança alimentar, conservação dos ecossistemas marinhos, criação de competências e formação profissional.
No que diz respeito à Reunião de Consulta Africana para a Preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3), a ter lugar no mês de Junho de 2025, na cidade francesa de Nice, ficou estabelecido que a mesma realizar-se-á num contexto onde a exploração, o uso sustentável dos recursos marinhos e a economia azul, serão temas centrais.
O encontro visou discutir e promover acções para a conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos, abordando questões como a protecção da biodiversidade, luta contra a poluição e o impacto das mudanças climáticas.
Os países africanos buscaram destacar a importância dos oceanos para o desenvolvimento económico, segurança alimentar e mitigação das mudanças climáticas, enfatizando o potencial da economia azul para impulsionar o crescimento sustentável e criar condições para melhor representar o continente na Conferência das Nações Unidas. SC