Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Delegação angolana participa de reuniões de Alto Nível da Blue Belt Iniciative

     Política              
  • Luanda • Quinta, 10 Outubro de 2024 | 19h39
Delegação angolana na reunião de alto nível em Marrocos
Delegação angolana na reunião de alto nível em Marrocos
DR

Luanda – Uma delegação angolana, chefiada pelo secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha Cândido dos Santos, participou, de 7 a 9 do corrente mês, na terceira sessão da Conferência de Alto Nível da Blue Belt Iniciative – BBI (Iniciativa do Cinturão Azul), na cidade marroquina de Tanger.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, a delegação, que integrou ainda o embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, participou também da Conferência “Blue Food & Blue Job” e da Consulta Africana para Preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3).

Durante a terceira sessão da “Blue Belt Iniciative”, foram analisados os desafios do crescimento económico que os oceanos representam para o continente africano, através do tema “Construir uma base para impulsionar a alimentação azul e o emprego no âmbito de uma abordagem de desenvolvimento da Economia Azul”.   

Já a Conferência “Blue Food & Blue Job” teve como objectivo principal explorar de que forma a Economia Azul pode estimular o desenvolvimento sustentável em África, com especial incidência na segurança alimentar, conservação dos ecossistemas marinhos, criação de competências e  formação profissional.

No que diz respeito à Reunião de Consulta Africana para a Preparação da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3), a ter lugar no mês de Junho de 2025, na cidade francesa de Nice, ficou estabelecido que a mesma realizar-se-á num contexto onde a exploração, o uso sustentável dos recursos marinhos e a economia azul, serão temas centrais.

O encontro visou discutir e promover acções para a conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos, abordando questões como a protecção da biodiversidade, luta contra a poluição e o impacto das mudanças climáticas.

Os países africanos buscaram destacar a importância dos oceanos para o desenvolvimento económico, segurança alimentar e mitigação das mudanças climáticas, enfatizando o potencial da economia azul para impulsionar o crescimento sustentável e criar condições para melhor representar o continente na Conferência das Nações Unidas. SC       





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

Chipindo reforça acções preventivas contra cólera

 Terça, 14 Janeiro de 2025 | 09h18

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+