Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Debate Geral da ONU abre hoje em Nova Iorque

     Política              
  • Luanda • Terça, 19 Setembro de 2023 | 08h29
Sede da ONU em Nova Iorque
Sede da ONU em Nova Iorque
Pedro Parente

Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O Debate Geral da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) inicia-se esta terça-feira, na sede da organização, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

O evento vai decorrer sob o tema "Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação sobre a Agenda 2030 e seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em direcção à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos".

Segundo a organização, estão previstos pelo menos 196 oradores, entre Chefes de Estado e de Governo, ministros de Estado e chefes de delegação, que deverão discursar até 26 de Setembro, último dia do Debate Geral.

Como acontece em todas as sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), o Brasil será o primeiro país a discussar sendo que depois da intervenção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguir-se-á o Chefe de Estado norte-americano, Joe Biden.

Ainda esta terça-feira, estão previstas intervenções de mais dois países de língua portuguesa, nomeadamente, Portugal e Moçambique, enquanto o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, discursa na quarta-feira, um dia antes dos homólogos de Timor-Leste e da Guiné-Bissau.

Conforme a lista de oradores, na sexta-feira, nenhum país lusófono deverá discursar, sendo que no sábado será a vez dos representantes de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Este ano, o Debate Geral, que será orientado pelo presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, marca o primeiro encontro totalmente presencial de líderes mundiais na sede da organização, após o surgimento da Covid-19. 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursará pela primeira  vez, presencialmente na ONU, após ter participado, virtualmente, na Assembleia de 2022.

Zelensky deverá ser o 12.º líder a discursar no Debate Geral da 78.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (UNGA 78, sigla em inglês), numa intervenção que poderá estar, mais uma vez, focada no apoio internacional para fazer face à invasão da Rússia.

A Rússia, de acordo com informações disponíveis e confirmadas por várias agências noticiosas, será representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, que deverá discursar no sábado.

A propósito do evento, aguardado com expectativa em Nova Iorque, a porta-voz do presidente da Assembleia Geral, Monica Grayley, disse esperar por uma "Assembleia bastante produtiva, que leve em conta o tema da agenda.

Em declarações à ONU News, referiu que a 78ª sessão da Assembleia Geral tem quatro "palavras de alerta", paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade. 

Por isso, espera-se que durante os debates estejam sob a mesa temas candentes da actualidade mundial, como as alterações climáticas, alívio da dívida soberana e formas de auxílio aos países para o alcance das metas globais.

Questões como desastres relacionadas ao clima e conflitos, incluindo o que opõe a Ucrânia e a Rússia, também estarão no centro do debate da comunidade internacional. 

Conforme a organização, espera-se por mais ou menos 20 mil pessoas na sede da ONU, dos quais três mil  jornalistas e correspondentes internacionais. 

Sobre as expectativas do Debate Geral deste ano, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse, recentemente, que esse não é um momento para "indiferença ou indecisão e sim para se reunir em torno de soluções reais e práticas".

Conforme Guterres, a cidade de Nova Iorque deverá ser, esta semana, o lugar para projectar um "futuro comum", tendo sublinhado que "o mundo ainda não está em uma situação irreversível. 

Agenda geral de eventos 

O Debate Geral da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas foi antecedido da Cúpula dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (do inglês, SDG Summit), que decorre desde segunda-feira, em Nova Iorque.

 
Nesse evento, cujo término acontece hoje, Chefes de Estado e de Governo estão a revisar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 ODS, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A resolução resultará em uma declaração política. 

Conforme o calendário oficial dos eventos a realizar no quadro da Semana de Alto Nível da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU está previsto para 20 de Setembro o Diálogo em Financiamento para Desenvolvimento para implementação da Agenda de Ação de Addis Abeba, que é um quadro das ONU para a mobilização de recursos para alcançar os ODS. 

Ainda no dia 20, António Guterres convocará a Cúpula da Ambição Climática, que deverá reunir os líderes governamentais, de negócios, cidades, regiões, a sociedade civil e instituições financeiras, para discutir sobre os desafios das alterações climáticas. 

No mesmo dia, terá a Reunião para Preservação, Preparação e Respostas a Pandemias, onde o presidente da Assembleia Geral, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (do inglês, World Health Organization) convocarão os Chefes de Estado para uma reunião de um dia para adopção de uma política de mobilização regional, nacional e internacional para prevenção de futuras pandemias.

A 21 de Setembro, acontecerá a Reunião Ministerial Preparatória para a Cúpula do Futuro, uma reunião para projectar a Cúpula do Futuro em 2024, uma oportunidade para aprimorar a cooperação global no enfrentamento de desafios de governança global.

Prevê-se também duas reuniões: a Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde e a Reunião de Alto Nível sobre o Combate à Tuberculose. 

A primeira traz aos países as ações necessárias para a aceleração do progresso na conquista de saúde universal, tendo como base a Declaração Política de 2019 (do inglês. 2019 Political Declaration). A segunda visa, sobretudo, lutar contra a tuberculose. 

Dados da Assembleia Geral

A Assembleia Geral da ONU é uma reunião anual que congrega os mais de 190 países-membros, para participarem na tomada de decisão e definição de políticas futuras, principalmente na luta para alcançar as metas da Agenda 2030 e colocar em prática os 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Actualmente, a Assembleia Geral acontece na cidade de Nova Iorque e conta com representantes governamentais como Chefes de Estado e ministros para entrarem em acordo sobre algumas decisões durante o evento. 

Para que isso aconteça, há um número mínimo de votantes a favor das medidas – ou resoluções – pra elas se tornarem prioridades do grupo. 

A reunião da Assembleia Geral é uma das seis instâncias que formam a ONU (Organização das Nações Unidas) e  tem a função decisória sobre factores ligados à cooperação internacional. 

Sobre as votações das políticas, cada país-membro é detentor de um voto – o que coloca em pé de igualdade todos os países que fazem parte da reunião, sem distingui-los entre países em desenvolvimento ou desenvolvidos, por exemplo. ELJ



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+