Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado, esta quinta-feira, pelo seu homólogo da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a efetuar uma visita de Estado àquele país no decurso deste ano, para o reforço da cooperação bilateral.
O Chefe de Estado sul-africano formulou o convite no final da sua visita de algumas horas a Angola, centrada na consolidação da cooperação entre os dois países e na segurança regional.
“Convidei o Presidente João Loureço para uma visita de Estado a África do Sul, ainda este ano, cujos pormenores serão finalizados oportunamente”, disse Cyril Ramaphosa à imprensa, considerando o convite como uma demonstração das boas relações existentes entre os dois países.
Cyril Ramaphosa disse ser necessário continuar a encontrar mecanismos para fortalecer ainda mais a relação entre os dois Estados.
Trata-se da primeira visita a Angola do Presidente da África do Sul após a sua reeleição, cuja cerimónia de investidura foi testemunhada pelo Presidente João Lourenço, em Junho último, em Pretória.
Após a reeleição, João Lourenço felicitou o homólogo sul-africano e destacou o seu “papel conciliador e aberto ao diálogo”.
Angola e África do Sul partilham laços históricos muito profundos com raízes na luta de libertação contra o colonialismo e o apartheid.
Ambos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) projectam uma nova era nas relações bilaterais com foco na diversificação da economia, com destaque para os sectores da agricultura, pescas, indústria, investigação científica, turismo e desenvolvimento de infra-estruturas, para a concretização do progresso comum.
Angola e África do Sul estabeleceram relações diplomáticas desde 1994, na sequência do fim do apartheid naquele país e da tomada de posse de Nelson Mandela como primeiro Presidente democraticamente eleito.
Actualmente, as relações de cooperação entre os dois países têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral nos domínios económico, científico, técnico e cultural.
Os acordos foram assinados a 29 de Abril de 1998, em Luanda, aquando da visita do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela, num contexto político e económico de grandes limitações para os dois Estados.
Neste quadro, foram assinados vários acordos de cooperação entre os dois países, com destaque para o acordo sobre a criação da comissão bilateral, a 20 de novembro de 2000, em Luanda. DC/SC