Luanda - O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, consta de uma lista de personalidades a serem homenageadas em Cuba durante o mês de Setembro deste ano.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, (ICAP), Víctor Gaute López, que sublinhou terem o pensamento, as convicções e a acção política de Agostinho Neto marcado decisivamente a história de Angola, antes e depois da independência a 11 de Novembro de 1975.
Por seu turno, Tamara Velázquez López, directora de Comunicação e Patrimônio Histórico Documental do ICAP, disse que as organizações de solidariedade se unirão às actividades que ocorrerão dentro do arquipélago cubano para homenagear o primeiro Presidente de Angola.
Os funcionários do Instituto Cubano de Amizade com os Povos afirmaram ainda que a iniciativa visa reafirmar o compromisso da revolução cubana de respeitar a soberania dos países, bem como a promoção da solidariedade das causas justas dos povos.
Entre os homenageados consta ainda Ho Chi Minh (Vietname), Salvador Allende (Chile) bem como o jovem turista italiano Fabio Di Celmo, vítima de um ataque terrorista em Havana em Setembro de 1997, e o reverendo norte-americano Lucius Walker.
A lista incluiu ainda os mártires do avião da companhia cubana de aviação, caído em Barbados, fruto de um atentado terroristas em 1976 e o 154º aniversário do Grito de Lares, em apoio à descolonização de Porto Rico.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, Icolo e Bengo, e faleceu a 10 de Setembro de 1979.
Como primeiro Presidente de Angola, proclamou a independência do país do jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.
É uma referência da cultura nacional, tendo escrito várias obras traduzidas em diversas línguas, com destaque para “Quatro Poemas de Agostinho Neto”, em 1957, “Sagrada Esperança” (1974) e “A Renúncia Impossível” (1982).