Luanda - O embaixador de Cuba em Angola, Oscar Leon Gonzalez, agradeceu esta quinta-feira, em Luanda, o apoio e a solidariedade do MPLA e do Governo angolano ao Partido Comunista de Cuba (PCC) e ao seu povo, que enfrenta um embargo económico, financeiro e comercial há décadas.
Em declarações à imprensa, à saida de um encontro com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o diplomata cubano ressaltou a forte cooperação histórica, de amizade entre os dois partidos e respectivos povos e governos.
"Temos um quadro de cooperação forte e devemos continuar a trabalhar para consolidar e fortalecer cada vez mais essa relação", exprimiu.
Oscar Leon Gonzalez disse que o encontro, que decorreu na sede do MPLA, serviu para fortalecer e renovar as relações entre Angola e Cuba.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação em vários outros domínios, como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo, agricultura, entre outros.
Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola, e um ano depois assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.
Nicarágua
Ainda esta quinta-feira, a vice-presidente do MPLA recebeu, em audiência, a embaixadora da Nicarágua em Angola, Daling Rios Munguia, que transmitiu uma mensagem do presidente do partido da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, e da sua vice-presidente, Rosário Murio.
Considerou excelentes as relações entre a Frente Sandinista de Libertação Nacional e o MPLA, que projectam para breve um encontro alargado para o reforço da cooperação entre dois partidos.
As relações diplomáticas entre Angola e Nicarágua foram formalmente estabelecidas em 6 de Setembro de 1979. DC/VIC