Cazombo – Crispiniano dos Santos é apresentado esta segunda-feira à população como primeiro governador da província do Moxico-Leste, numa cerimónia a ser presidida pelo ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio da Fonseca.
O acto de apresentação vai decorrer na vila de Cazombo, capital desta nova província, criada ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), com a partição da actual província do Moxico.
A apresentação do governador Crispiniano dos Santos acontece em simultâneo com o acto formal de institucionalização desta nova província.
Crispiniano dos Santos, nascido a 29 de Março de 1985, no município de Ombadja, província do Cunene, terá como grande desafio a conclusão das obras da Estrada Nacional 250 (EN250), no troço Marco 25/Cazombo.
Numa extensão de perto de 200 quilómetros, a EN250 é tida como porta de entrada para a capital da nova província do país.
A província do Moxico-Leste contará com nove municípios, designadamente Cazombo (sede provincial), Cameia, Luacano, Luau, Nana-Candundo, Lóvua do Zambeze, Caianda, Lago-Dilolo e Macondo.
Das três novas províncias criadas à luz da nova DPA, o Moxico-Leste é a última a ser institucionalizada depois das do Icolo e Bengo e do Cuando. LTY/TC/HD