Luena - O político Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos foi, terça-feira, nomeado ao cargo de governador do Moxico Leste, estreando no posto da mais recente província desmembrada do actual Moxico, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) que criou ainda Icolo e Bengo e Cuando.
Ex - secretário nacional da JMPLA, braço juvenil do MPLA, nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, Crispiniano dos Santos nasceu a 29 de Março de 1985, no município de Ombadja, província do Cunene, é professor de profissão, formado em Ciências da Educação, na especialidade de Geografia.
É actualmente deputado pela bancada parlamentar do MPLA, antes desempenhou cargos de secretário executivo da Comissão Provincial da Juventude, bem como de primeiro secretário da JMPLA no Cunene.
Crispiniano dos Santos terá vários desafios na nova província que concentrará os territórios dos municípios do Alto-Zambeze, Luau, Luacano e Cameia, com cerca de 250 mil habitantes, cuja vila de Cazombo será a capital provincial.
Entre os desafios, destacam-se a aposta em vias de comunicação entre as sedes municipais e comunais, construção de mais escolas, fornecimento de corrente eléctrica e água à população, construção de infraestruturas para acomodar os serviços administrativos.
O governante deverá igualmente incentivar a aposta na produção Agro-pecuária, para o melhor aproveitamento das potencialidades hídricas da região, bem como reforçar os laços de união entre os diferentes grupos étnicos que habitam a circunscrição.
No quadro da DPA, o Presidente nomeou, igualmente, Lúcio Gonçalves Amaral para o cargo de governador da província do Cuando, José Martins, para governador da província do Cubango, Auzílio de Oliveira Martins Jacob para o cargo de governador da província de Icolo e Bengo. TC/YD