Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CPLP felicita PR pela liderança exemplar da SADC

     Política              
  • Luanda • Sábado, 20 Julho de 2024 | 12h11
Reunião da CPLP
Reunião da CPLP
DR

 Luanda  - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) congratulou esta sexta-feira, em São Tomé e Príncipe, o Presidente da República, João Lourenço, pela sua liderança exemplar, eficiente e eficaz  na  SADC no biénio 2023-2024.

De acordo com o comunicado final da  XXIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a presidência pro-tempore do Chefe de Estado angolano na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) impulsionou a implementação de programas e projectos  destinados a aprofundar a integração regional rumo ao desenvolvimento socioeconómico sustentável e inclusivo.

Sublinhou a devoção e os esforços que asseguram a concretização e a manutenção da paz e da estabilidade na região, como pilar fundamental para a concretização dos anseios dos  países e povos da África Austral.

Manifestou igualmente apreço pelos esforços contínuos na qualidade de mediador designado pela União Africana para facilitar o diálogo entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda, com vista a reduzir as tensões que afectam a segurança no Leste da RDC, em busca da paz e segurança duradouras.

Os chefes das diplomacias dos países de língua portuguesa congratularam-se com as atividades desenvolvidas pela Presidência de Angola na Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacíficos (OEACP), triénio 2022-2025, visando à mitigação dos efeitos das alterações climáticas, boa governação, a transparência e a valorização da produção interna de cada país, através de parcerias com instituições internacionais.

Por outro lado, apreciaram a entrada em funcionamento do Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP), em Luanda, mediante a criação de condições técnicas e logísticas por parte de Angola, cuja acção permitirá reforçar o inequívoco contributo da Assembleia Parlamentar no  aprofundar da cooperação interparlamentar e fortalecer o diálogo interinstitucional.

Saudaram a nomeação do seu  secretário permanente, Pedro Ela Nguema Bea, indicado pelo Senado da Guiné Equatorial na qualidade de Presidência em exercício da AP-CPLP, bem como a nomeação da secretária permanente-adjunta, indicada pela Assembleia Nacional de Angola.

Política Externa  

No capítulo internacional, a CPLP expressou profunda preocupação com o conflito em curso na Ucrânia e pediu a retomada do caminho da paz e das relações pacíficas entre os Estados, com estrita observância dos princípios do direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas, entre os quais o respeito pela soberania, pela integridade territorial, pela autodeterminação dos povos e pela resolução pacífica dos conflitos. 

Apelou a todos os intervenientes a criarem condições para a retoma do diálogo e a promoverem a desescalada da violência.

Reafirmou a sua profunda preocupação com o conflito em Gaza e a gravidade da situação humanitária, pedindo um cessar-fogo imediato, a libertação de todos os reféns e o aumento significativo e sustentado da ajuda humanitária.

Instou ainda as partes a cumprirem com suas obrigações perante o Direito Internacional, em particular a implementação efectiva das Resoluções relevantes da Assembleia Geral da ONU e do Conselho de Segurança, em especial a Resolução 2737 (2024) sobre Cessar-Fogo Imediato, Integral e Completo, bem como as decisões pertinentes do Tribunal Internacional de Justiça.

No seu extenso comunicado final, reiterou o seu empenho numa paz duradoura e sustentável, conforme as Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e baseada na solução de dois Estados – o Estado de Israel e um Estado da Palestina independente – coexistindo lado a lado, em condições de paz, segurança e reconhecimento mútuo.

Manifestou  preocupação com a ocupação de terras na Cisjordânia por parte de Israel, pois acções dessa natureza constituem obstáculos ao estabelecimento de uma paz sustentável no quadro do respeito pelo Direito Internacional. 

A CPLP é uma organização internacional  formada por países lusófonos, cujo objetivo é o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros".

A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 e fazem parte da mesma Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. VIC



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+