Abidjan (do enviado especial) - O Presidente da Côte d'Ivoire, Alassane Ouattara, ressaltou esta quinta-feira, em Abidjan, a vontade comum de consolidar as relações excepcionais de amizade e de cooperação entre o seu país e Angola.
Em declarações à imprensa, depois de presenciar a assinatura de 14 instrumentos jurídicos entre os dois países, assegurou a vontade do governo ivoriense em apostar na diversificação e no cumprimentodos acordos assinados.
Angola e a Côte d'Ivoire assinaram esta quinta-feira, em Abidjan, 14 novos acordos de cooperação com vista ao reforço da cooperação, com destaque para os sectores da agricultura, saúde, petróleo e gás, transportes, justiça, cultura, turismo, investigação científica e comércio.
Acompanhado do seu homólogo, João Lourenço, o estadista sublinhou que os dois países realizaram a I Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola e Côte d'Ivoire, 23 anos após a sua criação.
Para Alassane Ouattara, a forte comitiva angolana, com membros do governo e empresários, testemunha o interesse de Angola na consolidação da cooperação e amizade com o povo ivoriense.
Por outro lado, elogiou o encontro, em privado, com João Lourenço, considerado-o muito frutuoso e permitiu reforçar as relações iniciadas a alguns anos atrás.
Parabenizou as diplomacias dos dois países pelos trabalhos realizados pela constância das relações e das discussões bilaterais.
Enalteceu os esforços do Chefe de Estado angolano na pacificação da África Central e Austral e a participação pessoal na procura de soluções aos problemas nestas zonas nomeadamente na qualidade de presidente em exercício da SADC.
"Não é uma tarefa fácil, mas estamos a acompanhar os progresso conseguidos e atingidos. Parabenizo pela liderança e contribuição que permitiu fazer avançar o caminho do progresso do seu país", afirmou.
Quanto à actualidade do continente africano, destacou a necessidade dos Estados cooperarem em matéria de segurança e defesa para garantir a paz e a estabilidade para lutarem eficientemente contra o terrorismo, pirataria marítima e todas as formas de tráficos.
O Presidente da República, João Lourenço, efectua, desde esta quinta-feira, uma visita oficial de 48 horas a Côte d'Ivoire, a convite do seu homólogo Alassane Ouattara. ART/ VIC