Windhoek (Do enviado especial) – A cidade de Windhoek está a viver esta sexta-feira uma movimentação inédita, com o cortejo fúnebre automóvel do Presidente Hage Geingob, que faleceu de cancro no dia quatro de 4 de Fevereiro.
A televisão nacional “NBC” está a transmitir o acontecimento em directo, mas a ANGOP constatou a presença de milhares de pessoas à beira das ruas, acenando à viatura com o finado Presidente.
Os restos mortais, retirados da State House, ficam expostos das 16h00 locais de hoje às 11h30 de sábado, nos Jardins do Parlamento, para uma cerimónia aberta ao público.
Na sequência, sábado a cerimónia oficial terá lugar às 14h00, no Estádio da Independência, com a presença de líderes mundiais, incluindo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que está na capital namibiana desde o fim da manhã desta sexta-feira.
Segundo informações, à semelhança de João Lourenço, estarão os presidentes da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, da Finlândia, Sauli Niinistö, e da África do Sul, Cyril Ramaposa.
Entre outros, vão estar igualmente presentes Mokgweetsi Masisi, do Botswana, William Ruto (Quénia), Nana Akufo-Addo (Ghana), além de vários enviados especiais.
Domingo está reservado ao funeral de Geingob, no Heroes’ Acre, entre as 10h00 e as 12h00, sendo os portões abertos ao público às 06h00.
Antes de ser eleito Presidente da Namíbia, pela primeira vez em 2015, Hage Geingob enfrentou um longo exílio no Botswana e nos Estados Unidos da América, como activista anti-apartheid.
Primeiro-ministro da Namíbia por duas vezes (1990-2002 e 2012-2015), Hage Geingob chegou ao poder em Março de 2015, tendo sido reeleito em 2019.
Hage Geingob foi o terceiro Presidente da Namíbia, país que se tornou independente a 21 de Março de 1990, quando deixou de ser política e administrativamente controlado pela África do Sul, onde vigorava o regime do apartheid..
Na sequência do passamento físico de Hage Geingob, foi rapidamente empossado o vice-Presidente do país, Nangolo Mbumba, como Presidente interino, para completar o seu segundo e último mandato.
As eleições estão marcadas para Novembro, de acordo com um comunicado do Governo namibiano, e Nangolo Mbumba vai liderar a Namíbia até 21 de Março de 2025, altura em que o vencedor do pleito eleitoral tomará posse.
Hage Geingob pereceu aos 82 anos de idade. ADR/VIC