Dubai (Do enviado especial) - A Conferência das Partes (COP) 28 prossegue esta sexta-feira, no Dubai, com o início da Cúpula Mundial de Acção Climática, devendo o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, representar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Aberta oficialmente, esta quinta-feira, com a obrigação de fazer o balanço global da situação para mitigação das alterações climáticas, o encontro termina no próximo dia 12.
A convite do xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos EAU, os Chefes de Estado ou de Governo vão, hoje e sábado, entre outros assuntos, fazer as suas respectivas declarações nacionais.
A COP 28 acontecerá de 30 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023 e centra-se na convocação de partes interessadas inter-sectoriais de alto nível para se envolverem na transição da economia e alinharem com um futuro resiliente.
Na cerimónia de abertura, Angola esteve representada pelos ministros do Ambiente, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Energia e Águas e o embaixador de Angola no EAU, respectivamente, Ana Paula de Carvalho, Diamantino Azevedo, Baptista Borges e Júlio Maiato.
Em declarações à imprensa, ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, anunciou que Angola vai assinar na COP 28, o Acordo do Metano , que visa reduzir em 30 por cento as emissões desse gás até 2030.
A iniciativa global coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é dedicada à quantificação e gestão de emissões de metano, principalmente na indústria petrolífera, com foco na mitigação das mudanças climáticas.
Depois da discussão dos temas agendados até ao dia 10, as partes terão dois dias para negociarem, no sentido de conseguirem financiamentos no sentido de avançarem as suas acções voltadas à qualidade do ambiente, da água, do ar e dos solos nos seus países.
Quinta-feira (30), na abertura, foram realizadas reuniões entre delegações ministeriais presentes, bem com o habitual discurso de boas-vindas, proferido pelo presidente da COP 28, Al Jaber, ministro da Indústria dos Emirados Árabes Unidos (EAU). VIC/VC/ADR