Luena – O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, considerou hoje, no Luena, que o intercâmbio com a província Ocidental da Zâmbia constitui um caminho para a captação de investimentos que poderá contribuir no desenvolvimento da província.
Segundo o governante, que procedia ao balanço da 2ª sessão do Encontro de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico/Ocidental, o desenvolvimento será possível com a construção das estradas que ligarão as duas regiões.
Outra via para rumar-se ao progresso, na óptica de Muangala, passa por alavancar o comércio, instalação de indústrias, melhoria do ensino da língua inglesa, gestão sustentável dos recursos naturais, com ênfase a madeira.
Sobre as potencialidades do Moxico, destacou solos férteis para se investir nos mais variados domínios, população maioritariamente jovem, a crescente oferta da energia eléctrica, caminho-de-ferro de Benguela que dá acesso do litoral atlântico ao indico, unidades aeroportuárias, entre outros.
Em função do potencial enumerado, Ernesto Muangala incentivou o governo da província Ocidental e os empresários a desenvolverem acções de curto, médio e longo prazo, neste território.
Por sua vez, o ministro (governador) da província Ocidental da Zâmbia,
Kapelwa Mbangweta, prometeu colmatar a escassez de recursos humanos nas várias unidades da província do Moxico.
Segundo o ministro, as visitas realizadas na Maternidade Provincial do Moxico, Hospital Geral e no Hospital Municipal do Luau, já em fase final, revelaram que a região está determinada e comprometida em propiciar qualidade sanitária às populações.
Reiterou a intenção de se construir, a partir do município do Luacano (Moxico), o ramal ferroviário até a região do Jimbi, Zâmbia.
O ministro (governador) que efectuou, durante a sua estadia no Moxico,uma viagem ao Luau, de comboio do CFB, destacou a beleza da natureza dessa província mais a leste de Angola.
A 2ª sessão do Encontro de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural
entre as províncias angolana do Moxico e zambiana do Ocidental,
realizada de 29 de Maio a 01 de Junho, teve como objectivo constatar
as potencialidades e oportunidades socioeconómicas do Moxico,
associados aos eixos alvos de entendimentos durante o 1º encontro
realizado em Mongu.
Visou ainda reforçar os laços de amizade e solidariedade entre os dois povos, visando a promoção do desenvolvimento social e económico da região. MT/LTY/YD