Luanda – Os cidadãos angolanos residentes no Rundu (Namíbia) já estão a tratar, desde sexta-feira, 15, o Bilhete de Identidade no Consulado Geral de Angola nessa cidade.
Para além da emissão do BI, o Consulado Geral, que tem cadastrado na sua base de dados mais de 19 mil cidadãos angolanos, também vai realizar uma campanha de massificação do registo civil.
Segundo uma nota dessa Missão Consular chegada à ANGOP, os novos serviços de identificação já podem ser realizados também nas regiões do Kavango Este e Zambeze, tal como nas cidades de Otavi e Grootfontein.
Com esse acto, fica completo o processo de emissão do BI na Namíbia, porquanto os consulados de Windhoek e Oshakaty já atribuem o documento desde 2020.
O cônsul-geral de Angola no Rundu, Oliveira Francisco Guilherme, exortou os angolanos a actualizarem os seus documentos, para evitarem a violação das leis migratórias da Namíbia.
Apelou igualmente à sua participação nas eleições gerias de 2022, que, pela primeira vez, contarão com o voto no exterior de Angola, exortando para a adesão ao processo de registo eleitoral oficioso que, na diáspora, vai decorrer entre Janeiro e Marco do próximo ano.