Luanda - O Consulado Geral de Angola no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, começou a implementar hoje, sábado, o Sistema Geral de Gestão Consular (SIGGEC).
A informação consta de uma nota da Embaixada de Angola em Abu Dhabi, a que ANGOP teve acesso, a qual refere ter sido o SIGGEC criado pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA), entidade pertencente aos Órgãos Auxiliares do Presidente da República.
O sistema foi já implementado na África do Sul e em Portugal.
A criação dessa importante ferramenta digital de gestão consular, sublinha o documento, representa um importante passo para a modernização do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) e Postos Consulares, mediante a simplificação e desmaterialização de procedimentos, integração e interoperabilidade dos serviços públicos.
De igual modo, para o tratamento automatizado das informações, integridade e segurança dos dados dos cidadãos, proporcionando um serviço público mais dinâmico, tanto para o provedor, o ICAESC e Postos Consulares, tanto para os cidadãos nacionais e estrangeiros.
O objectivo do SIGGEC é assegurar a gestão dos actos consulares, uniformizar a presença digital e identidade visual das Missões Diplomáticas e Consulares, com a disponibilização do Portal Institucional, assim como garantir capacidade de resposta técnica e funcional dos Agentes Consulares na utilização desse sistema.
Testemunharam o acto, além do Cônsul Geral de Angola no Dubai, Bento Morgado, a directora-geral do ICAESC, Maria Filomena António, o director-geral do Instituto de Modernização Administrativa, Meick Afonso, e o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, João Baptista da Costa. VC